jusbrasil.com.br
11 de Maio de 2021

O que é o operador logístico do IFOOD?

Saiba motoboy para que você está trabalhando e direitos trabalhistas que não estão sendo respeitados

Cantanhede Advocacia & Consultoria, Advogado
há 2 meses

Os motoboys que prestam serviços para o IFOOD seja no modo nuvem ou OL, possuem uma carga de trabalho excessiva, sendo que apesar de em alguns casos receberem ganhos de R$ 3.000,00 a R$ 4.000,00 mensais, gastam mais da metade do valor com custos como: gasolina, manutenção, peças, financiamento da moto e outros.

Clique aqui e descubra os 8 direitos especiais dos motoboys.

Existem 2 formas para que o motoboy preste serviços ao aplicativo, sendo elas: a nuvem e a OL (operador logístico).

Na primeira maneira, o motoboy trabalha sem jornada de trabalho da forma que lhe for melhor, sendo apenas necessário respeitar as regras do termo de uso do aplicativo e realizar as entregas que escolher dentro do tempo estipulado pelo IFOOD.

Quanto a OL ou operador logístico, a forma que se dá a prestação de serviços muda completamente, pois o motoboy além de respeitar os termos de uso do aplicativo, ainda tem de cumprir escala e jornada de trabalho, não pode rejeitar pedidos de entrega, não pode faltar e, também, não é permitido escolher dias ou horários de trabalho ou folgas, além de várias outras questões.

O Operador logístico do IFOOD trata o motoboy, na realidade, como seu funcionário e não como um prestador de serviços autônomos, o que em muitos casos têm gerado na justiça do trabalho o chamado vínculo de emprego, que seria o reconhecimento que o trabalhador tem de ter sua carteira assinada e receber os direitos trabalhistas que lhe foram negados.

Clique aqui para saber mais sobre os direitos dos motoboys.

Essa artimanha criada pelo IFOOD tem colocado os motoboys em sérios problemas, pois tais trabalhadores tem sido colocados para trabalhar em jornadas diárias sem descanso por mais de 10 horas por dia, o que não deve ser permitido.

Além disso, o aplicativo criou uma regra que sequer está em seus termos de uso que o motoboy só pode ter seu cadastro retirado da OL para o modo nuvem, após 90 dias do comunicado de alteração, o que é ilegal.

Gostou do nosso texto? Comente para que possamos enriquecer nosso bate papo sobre o assunto.

Quer saber mais sobre os direitos do motoboy OL do IFOOD? Clique aqui.


Acesse nossas redes sociais e site clicando nas imagens abaixo:

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)