jusbrasil.com.br
11 de Maio de 2021

Como descobrir gratuitamente se seu nome está sujo indevidamente e quais as consequências?

Cantanhede Advocacia & Consultoria, Advogado
há 2 meses

Grande parte dos consumidores possuem o nome negativado e não sabem como consultar tais informações.

O nome de uma pessoa pode ser sujo em órgãos de proteção de crédito pelos mais variados motivos, seja por uma dívida, seja por erro da empresa ou por fraude utilizando os dados pessoais do consumidor

Quando a negativação é devida ou seja decorre de uma dívida de um empréstimo ou cartão de crédito por exemplo, o nome do consumidor pode ficar sujo pelo prazo máximo de 5 anos.

Todavia, se o nome do consumidor for incluído no SERASA, SPC, SCPC, protesto e outros de forma indevida, ou seja, nenhum motivo que justifique a negativação, poderá a parte prejudicada requerer a depender de cada caso uma indenização por tal ato falho da empresa.

É necessário que o consumidor fique atento ao seu CPF, pois um nome sujo, seja por dívida real ou por um erro ou fraude de uma empresa, pode acarretar a diminuição do score credit ou pontuação de risco que as empresas consultam na hora de conceder empréstimos ou cartões de crédito.

Pelo site do SERASA, principal empresa de consulta de cadastro de consumidores sejam positivos ou negativos, é possível consultar seu CPF gratuitamente mediante um pequeno cadastro, clicando na foro abaixo:

Frise-se que a consequência de se possuir uma negativação devida ou indevida do nome é não ter acesso a inúmeros serviços financeiros como: abrir um conta em um banco, obter cartão de crédito, obter financiamento habitacional e outros, não conseguir contratar serviços de telefonia e etc. Clique aqui para saber mais a respeito.

Gostou do texto, comente para que possamos enriquecer ainda mais nosso bate papo.


0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)